A fim de reduzir a ocorrência de crimes contra taxistas em Salvador, as Inteligências da Secretaria da Segurança Pública (SSP) e das polícias Militar (PM) e Civil (PC) da Bahia passarão a atuar de forma integrada com a categoria. A decisão foi anunciada nesta quinta-feira (13), durante reunião entre o titular da SSP, Marcelo Werner, e representantes da Associação Geral dos Taxistas (AGT) no Centro de Operações e Inteligência (COI).
A partir do encontro, ficou definida a transformação da operação ‘Apolo’ em batalhão, ampliando, assim, o efetivo e a quantidade de viaturas. Além disso, foi ressaltada a importância do trabalho da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos (DRFRV).
Outra medida apontada pelo órgão estadual foi a aproximação entre os taxistas e a Superintendência de Telecomunicações (Stelecom), o que deve dar agilidade à denúncia, por meio do telefone 190. Além disso, foram abordadas as liberações, em audiências de custódia, de suspeitos presos por crimes contra a categoria.
“Precisamos compartilhar as responsabilidades com as instituições de defesa social. Continuaremos combatendo o crime e atuando de forma integrada com a categoria, mas não podemos achar normal um criminoso acumular sete prisões em flagrantes no período de dois meses, como já vimos”, declarou Werner.
Segundo levantamento feito pela própria associação, o número de roubos a taxistas na capital baiana saiu de 519, em 2021, para 681, em 2022 — um crescimento de 31%. Neste ano, já foram registradas 419 ocorrências, o que levou a categoria a procurar a SSP para tratar do assunto.
“Essa reunião foi importantíssima. Desde 2018 que nós não tínhamos uma reunião com o secretário da Segurança Pública, que se mostrou solícito e admitiu o aumento dos assaltos na cidade”, afirmou o presidente da AGT, Denis Paim, que defende que sejam realizadas reuniões periódicas, a cada quatro meses.
Paim disse, ainda, que foi entregue à secretaria uma relação com os locais onde mais está havendo roubos a taxistas. Entre eles, o representante da categoria destacou o Largo das Sete Portas e o bairro da Liberdade.