Salvador recebe a primeira edição do “Liberatum Brasil” entre os dias 3 e 6 de novembro, com um dia a mais do que o planejado anteriormente. Em coletiva de imprensa nesta quinta-feira (26), foram anunciadas novidades do evento.
Durante o bate-papo com jornalista, Pablo Ganguli, criador da Liberatum, falou sobre a importância do evento que propõe inspirar comunidades por diversas partes do mundo.
Leia mais:
“Ainda existe uma grande divisão entre classes, de sociedade, entre artistas, disciplinas, e o Liberatum sempre seguiu esse propósito de apagar essas divisões e criar pontes entre diferentes mundos”, disse.
“Eu fiquei chocado que esse tipo de evento global ainda não acontecia na Bahia, em Salvador. É uma grande honra para nós trazer essa plataforma para encorajar o povo baiano em acreditar nos seus próprios sonhos e criar conexões com grande ícones desse mundo com artistas baianos”, completou.
A coletiva também contou com a presença de Pedro Tourinho, Secretário de Turismo de Salvador, além de Luís Maurício Bacellar, Secretário de Turismo do Estado da Bahia.
“Esse evento abre o nosso projeto de calendário de novembro, Salvador Capital Afro, abrindo essas portas, conectando salvador ainda mais com o mundo. Você vai ter os artistas e criadores de Salvador na mesma mesa que os artistas e criadores internacionais”, disse Tourinho.
“Para nós do governo da Bahia podermos abrigar um evento internacional, intercultural, é de um orgulho muito grande, especialmente neste novo momento que o Brasil vive para o mundo”, comentou Bacellar.
Novidades no Liberatum Brasil
Com a proximidade das datas, o evento vai disponibilizar o resgate dos ingressos gratuitos a partir da sexta-feira, 27 de outubro, a partir das 17h, o link ainda vai ser liberado pela organização.
O evento contará com uma homenagem, em um momento exclusivo para convidados, para a cantora Alcione, que comemora 50 anos de carreira.
Além disso, o Liberatum Brasil também terá palestras com nomes como Margareth Menezes, Iza, Viola Davis e Angela Basset, uma masterclass com Ground Zero e Pracatum, além de show com Lazzo Matumbi, Ilê Aiyê, Luedji Luna e Psirico.
Confira a programação principal do evento:
3 de Novembro
Palestras no Centro de Convenções de Salvador:
11h – Margareth Menezes e Gil Alves – Talk: “Uma vida dedicada à cultura”
15h – Viola Davis, Melanie Clark, Taís Araújo e Julius Tennon – Talk: Contos da Afrodiáspora
16h30 – IZA, Alton Mason, Hisan Silva e Pedro Batalha – Talk: Redesenhando a Cultura Preta no Imaginário Popular
20h – Evento para convidados – Prêmio e gala de honra cultural Liberatum para Alcione – Restaurante Amado – com performances de Luedji Luna e Majur
4 de Novembro
16h – Masterclass Ground Zero e Practum – Candyal Gueto Square
17h45 – Talk: Liberatum Cultural Pioner Award – Angela Basset – Centro de Convenções
5 de novembro
17h – Show na Praça Cayru com: Lazzo Matumbi, Ground Zero Blues Club, Ilê Aiyê, Luedji Luna e Psirico
6 de novembro
15h – Wole Soyinka – Museu Nacional de Cultura Afro-Brasileira (Muncab) – Talk: A consciência do escritor.