O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terá a primeira prova aplicada no domingo (5) e a segunda na semana seguinte, em 12 de novembro. As provas são importantes para o ingresso de estudantes no ensino superior.
No primeiro dia, os inscritos possuem 5h30 para responderem 45 questões de múltipla escolha em temáticas divididas em “Linguagem, Códigos e Suas Tecnologias” e “Ciências Humanas e Suas Tecnologias”, além da redação, totalizando 90 questões.
Leia mais:
Na redação, o estudante deve apresentar um texto dissertativo-argumentativo sobre o assunto pedido no caderno de avaliação, entregue no momento da prova.
Já no segundo dia de prova, serão 5h para responder mais 90 questões, sendo 45 de “Ciências da Natureza e Suas Tecnologias” e “Matemática e Suas Tecnologias”.
Os resultados do Enem 2023 serão divulgados em 16 de janeiro de 2024. Já o gabarito oficial chega antes, em 15 de novembro.
Local de Prova
Os locais de prova do Enem estão disponíveis por meio do cartão de confirmação, disponibilizado no Portal do Enem, na Área do Candidato. É necessário acessá-lo para consultar onde a prova será feita.
Horário do Enem
Nos dois dias, os portões dos locais de provas serão abertos a partir de 12h, horário de Brasília, e serão fechados às 13h, pontualmente. Então é importante chegar cedo para não perder a prova.
Caso seja necessário, faça um teste de quanto tempo você leva para sair de casa e chegar até o local de prova. No dia, leve em consideração atrasos no trânsito, muita gente vai fazer o mesmo que você.
Documentos para Enem
É necessário apresentar um documento original com foto, como Carteira de Identidade (RG), Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o Passaporte ou Carteira de Trabalho na hora da prova, desde que sejam emitidos após 247 de janeiro de 1997.
Documentos digitais também serão aceitos, como e-Título, CNH digital e RG digital, mas apenas se forem apresentados nos aplicativos oficiais, ou seja, segundo o edital, não serão aceitos prints e fotos dos documentos.
O que pode levar para a prova?
Você entrar com mochila, bolsa e celular nos locais de prova, mas não ficarão com você durante a realização do Enem. Apenas utensílios essenciais como caneta, documento, cartão de inscrição e alimentos serão permitidos.
A prova só poderá ser feita com caneta esferográfica preta de material transparente. Existe uma exceção para participantes com transtorno de espectro autista, que deve ser solicitada com antecedência.
O Enem também não possui restrição de roupas durante a prova, bem como comida. Porém, o bom senso avalia que comidas com cheiro forte ou que façam muito barulho sejam evitadas.
Esquema especial de transporte em Salvador
Salvador terá um esquema especial de transporte para os estudantes que farão a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), nos dias 5 e 12 de novembro. A informação foi divulgada pela Secretaria de Mobilidade (Semob) nesta terça-feira (31).
Em nota, a pasta informou 86 linhas de ônibus que atendem as mais diversas regiões da cidade, principalmente aquelas onde há locais de prova, serão reforçadas.
Elas irão operar com frota de dia útil, com acréscimo de 161 veículos, o que representa um aumento 53% no total de coletivos operando nestas linhas. O esquema especial de transporte ocorrerá das 10h às 18h, nos dias de prova.
Quem for até o local de prova utilizando metrô, contará com gratuidade do transporte nos dias da prova. Basta apresentar o cartão de inscrição do Enem e o documento original com foto para confirmar.