Buscando combater à Dengue, Zika e Chikungunya, doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti, a Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) realizou nesta quarta-feira (01), na Câmara de Vereadores, a elaboração do Plano de Contingência para Arboviroses.
O Plano de Contingência para doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti em Alagoinhas tem por objetivo nortear a definição de ações de prevenção, controle e enfrentamento às arboviroses em âmbito municipal, conforme a realidade epidemiológica da Dengue, Zika e Chikungunya, partindo dos eixos: controle vetorial, educação popular para a saúde, gestão e organização da assistência.
Para coordenador de Endemias, Danilo Jefoni Cardoso, o plano de contingência é uma medida protocolar do Ministério de Saúde necessária para a saúde do município. “São as estratégias para um caso de epidemia localizada ou de um surto epidêmico localizado. Esse é um evento que acontece anualmente, tem como objetivo atualizar as ações de resposta em casos de surtos epidêmicos ou epidemia generalizada das arboviroses, onde cada órgãos vai dizer como é que vai pode contribuir em caso de algum surto dentro da cidade”, explicou.
Ao final da ação, um documento foi elaborado para que o município possa ficar habilitado a um subsídio para enfrentamento de surto em caso de necessidade. O plano tem o tempo de vigência de 01 (um) ano.
A ação contou com a participação de representantes da Secretaria de Educação, secretarias ligadas ao Saneamento Básico, órgãos da sociedade civil, representante de cultos africanos, Vigilância Sanitária, União das Associações de Moradores de Alagoinhas (UAMA) e agentes de endemias.
Confira as imagens:
Foto: Roberto Fonseca/ SECOM
← voltar
Para queixas, sugestões e elogios, clique aqui.