Cinco de novembro é o dia do nascimento de Rui Barbosa, o baiano que destacou o nome do Brasil, em Haia, na Holanda e que mereceu, dos Vereadores de Alagoinhas, a distinção de ser nome de Praça, em nossa cidade. Em homenagem a ele, esse dia de seu nascimento é considerado o Dia da Cultura.
Em Alagoinhas, temos muito a observar das nossas tradições, dos nossos costumes, da nossa ancestralidade, das raízes da nossa formação, como parcela da sociedade brasileira. Os hábitos que aos poucos perdem espaço: pedir a benção aos pais, aos mais velhos; rezar a Ave Maria, às dezoito horas; oferecer ajuda a alguém que demonstre necessidade de apoio, num movimento de rua; dizer Bom Dia, Com Licença, Obrigado/a.Ah! Quantas coisas simples saíram ou estão saindo de nossas práticas cotidianas!As parteiras e as rezadeiras saíram do cardápio das famílias. Foram substituídas pela Medicina que usa a Ciência, como fundamento. Muito louvável. Afinal de contas, a inteligência humana tem a missão de melhorar a vida de todos. Mas, não devemos esquecer o que tivemos antes. Até, porque, muitos dos pesquisadores da ciência precisaram delas, para nascer e se livrar do ” olhado”, quando crianças. Lembremos dos nossos antepassados, com orgulho de seu legado. Comemos, com tanto gosto, o mungunzá e a canjica, a farinha, o bolo assado na palha de bananeira( nossa raiz indígena). Comemos feijoada, sarapatel, maniçoba ( nossa raiz africana). Cultuamos padroeiros das Paróquias, dos Povoados, dos Distritos, Santos que Portugal trouxe para nós e assumimos, como se nosso fosse.
Todos esses elementos estão conosco, diariamente, nas dobras do nosso passado, marcando nosso presente e direcionando o nosso futuro. A nossa cultura é o ponto que nos une e nos identifica como povo desse lugar, da terra das lagoinhas, da água pura da Lagoa da Fonte dos Padres, do apito do trem, na curva da Dois de Julho, dosTrapiches ( de tantos nomes), dos Cortumes ( de tantos donos). O tempo traz novas histórias, mas, as velhas precisam ser lembradas e conservadas. Viva o Dia da Cultura! Alagoinhas e suas Memórias!