As festas de fim de ano irão impulsionar a abertura de cerca de 10 mil postos de trabalho temporário, conforme estimativa de entidades como a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-BA) e do Sindicato dos Lojistas do Comércio do Estado da Bahia (Sindilojas-BA). O momento pode ser essencial para quem busca recolocação no mercado de trabalho, abrindo, inclusive, chances de efetivação.
Ao iBahia, o consultor de carreiras Cristiano Saback listou uma série de dicas para quem deseja aproveitar o momento e garantir a possibilidade de conversão a condição de temporário para colaborador efetivo. Entre os alertas estão a responsabilidade do exercício das funções diárias, criação de rede de conexão profissional, além de afastamento de fofocas polêmicas.
Leia mais:
“Vagas temporárias, em tese, são feitas para preencher o momento porque a demanda pede. Mas, por outro lado, isso tem uma certa relevância para efetivar. O negócio é encarar algo temporário com responsabilidade, da mesma forma que se encarara algo efetivo. Isso é principal”, enfatiza Saback.
Veja a lista completa:
1 – Tenha disciplina e comprometimento com as suas funções.
2 – Tenha uma postura colaborativa voltada para o trabalho em equipe.
3 – Fortaleça seu networking. Uma vaga temporária é uma oportunidade de criar laços profissionais.
4 – Afaste-se de intrigas e fofocas que prejudiquem o seu foco.
5 -Em caso de dúvida, pergunte à sua chefia.
6 – Desempenhe as suas funções como se estivesse num emprego efetivo, mostrando suas competências e habilidades na rotina profissional.
7 – Proatividade e iniciativa contam pontos. Empresas gostam de profissionais com esse perfil.
8 – Ao final do seu período no emprego temporário, agradeça os seus colegas e a quem te liderou, demonstrando que a oportunidade foi muito importante pra você e que está à disposição.