A celebração centenária em homenagem a Nossa Senhora da Conceição reuniu uma multidão na Igreja Nossa Senhora da Conceição da Praia, no bairro do Comércio, em Salvador, nesta sexta-feira (8), dia de feriado na cidade.
As homenagens começaram ainda nas primeiras horas do dia e se estenderam durante a tarde na catedral que leva o nome da santa, porém, em outros bairros, a programação segue até a noite, com missas.
Leia mais:
Entre os presentes, crianças, adultos e idosos. Todos movidos pela fé. “Maria não me falta. Maria só passa na minha frente e na frente de todos os brasileiros”, contou a aposentada Nilza Vitória, que é devota da santa, em entrevista à TV Bahia.
O arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Sérgio da Rocha, também falou sobre a participação na 474ª celebração à santa, considerada a festa religiosa mais antiga do país. Neste ano, também se comemoram os 400 anos da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia.
“Esperamos que seja hoje um dia não só de festa, mas também de compromisso. Compromisso de participar cada vez mais da vida dessa igreja e valorizar sempre mais a igreja viva que aqui se reúne”.
Foi o arcebispo que ficou responsável por presidir a missa solene, realizada às 8h30. Somente depois, que aconteceu a tradicional procissão pelas ruas do Comércio.
Ao longo do dia, a devoção marcou o encontro. Emocionados, fiéis deixaram flores e orações. Durante a saída da imagem de Nossa Senhora da Conceição para a procissão, muitas palmas. O mesmo no retorno. Nem a chuva afastou os fiéis.