Uma ação policial apreendeu 48 pássaros transportados ilegalmente em um ônibus, no domingo (7), na cidade de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. Entre eles, 3 já estavam mortos e os outros debilitados.
As aves estavam sob responsabilidade de um passageiro do coletivo. Segundo divulgou a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o homem de 45 anos teria assumido o transporte e disse ainda que não possuía autorização e nem a guia.
Leia mais:
O suspeito contou aos policiais que os pássaros foram capturados na cidade de Aparecida do Taboado, no Mato Grosso do Sul, e seriam levados para Escada, em Pernambuco.
De acordo com a PRF, os animais estavam aglomerados em gaiolas e a situação, aliada à temperatura elevada, dificultava a respiração, mobilidade e descanso das aves. Também não havia higienização adequada.
Depois do flagrante, o suspeito assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e foi liberado. Ele deve responder por crime contra o meio ambiente.
Já os pássaros foram encaminhados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) de Vitória da Conquista, para tratamento e depois vão ser devolvidos para a natureza.
Crime
A justiça considera caça predatória, tráfico e a criação ilegal de animais silvestres como crimes. A pena é de multa de até R$ 5 mil por animal encontrado irregularmente e o envolvido pode receber pena de um ano e meio de prisão.