O dia 13 de fevereiro vai ser sempre muito especial para a Cidade de Alagoinhas.Foi nesse dia, no ano de 1863 que aconteceu a primeira viagem de trem de passageiros entre Salvador e Alagoinhas. São passados 161 anos desse fato histórico, marcante para o desenvolvimento da nossa Alagoinhas. Cinco anos depois, em 1868, a Vila é transferida, oficialmente, para o local onde estava a Estação Ferroviária de Alagoinhas. E a vida administrativa vai se transferindo, também, e criando condições naturais de organização social para a nova Vila. É importante lembrar que esse era o primeiro trecho da primeira ferrovia da Bahia que é a quinta do Brasil.E a primeira do Brasil é de 1854, portanto, Alagoinhas está há, apenas, nove anos do Brasil. Isso é motivo para muita satisfação!
O Brasil está com um novo Plano para Ferrovias, no país e a Bahia está discutindo várias propostas que incluem a nossa primeira ferrovia, também. O Movimento Ver de Trem preparou uma que tem a participação de Alagoinhas e de outras cidades, especialmente, desse primeiro trecho de 161 anos de idade. É o TREM REGIONAL SALVADOR A ALAGOINHAS! Todas as cidades do percurso estão interessadas nesse projeto. Já sabemos disso, desde 04 de maio de 2023, quando reunimos 11 cidades da Bahia, aqui, na Secet, pela vontade de viajar, novamente, no TREM de PASSAGEIROS. Alagoinhas, é ponto de convergência nessa questão. E sabemos o quanto de benefício social, econômico, cultural, principalmente, para as comunidades mais próximas à toda extensão ferroviária.
Por isso, nesse 13 de fevereiro de 2024, estou convocando nosso povo de Alagoinhas, para cerrar fileiras junto a essa proposta. Convidando o Poder Legislativo e o Executivo, para pensarmos nas vantagens dessa reativação, pois temos as Oficinas, as Estações, as linhas férreas, o estudo técnico feito pela Universidade Federal da Bahia, o apoio de várias organizações muito importantes, como a USUPORT, a FIEB,a AELB, o IAB,dentre outras.
O TREM fez o nosso passado. É o meio de transporte de passageiros mais usado, no mundo inteiro. Portanto, é PRESENTE! E pode ser um FUTURO prodigioso para nossa região. É importante informar que a VLI – empresa ferroviária que controla esse nosso trecho, só tem autorização para utilizar o percurso, até o ano de 2026. E, depois disso, como ficará a situação das nossas comunidades?
É hora de lutarmos pelo TREM! TREM REGIONAL SALVADOR A ALAGOINHAS, JÁ!!!
Alagoinhas, 13 de fevereiro de 2024 Iraci Gama