A cidade de Salvador está imortalizada na literatura e em produções audiovisuais. Além de em inúmeras adaptações e novelas que se passam na primeira capital do Brasil, a cidade serviu de inspiração e cenário para filmes e séries exibidos nos principais plataformas de streaming. O iBahia separou três obras audiovisuais que se passam na capital baiana. Confira:
1- “Carnaval”
“Carnaval”, dirigido por Leandro Neri, é um filme de 2021, disponível na plataforma Netflix, que conta a história de uma influencer, vivida pela atriz Giovana Cordeiro, que depois de um término de relacionamento doloroso, parte com amigas para Salvador em pleno carnaval para der uma guinada na vida. O filme, que não é uma produção baiana, mostra a cidade no estilo de cartão postal, e no ritmo do carnaval, mas sem muito compromisso com a realidade soteropolitana.
Leia mais:
2 – “The Changeling – Sombras de Nova York”
A produção norte-americana disponível na plataforma Apple TV conta a história de Emma (Clark Backo), que desaparece após uma viagem para Salvador. O caso acontece depois que Emma corta uma fita do Senhor do Bomfim, colocada no braço dela por uma “bruxa” interpretada pela atriz brasileira Teca Pereira. No filme, ela alerta que a jovem não pode tirar a fita antes de seus tradicionais três desejos se realizarem.
Assim como “Carnaval”, a série se esforça pouco em apresentar Salvador como ela é. Inclusive é ironizada na internet por transformar a Lagoa do Abaeté em uma cachoeira no bairro de Itapuã.
3 – “Sonhadores”
A série é a única produção audiovisual soteropolitana, dirigida e escrita pela cineasta Júlia Ferreira, e está disponível na plataforma Prime Video. “Sonhadores” conta a história do adolescente Rafa, que tem que enfrentar a separação dos pais ao mesmo tempo que passa pelos desafios e descobertas da adolescência na capital baiana.