A renomada socióloga brasileira Isabelle Anchieta vai lançar o livro “Revolucionárias” neste sábado (18), em Salvador. O lançamento acontecerá às 16h na Livraria Escariz, localizada no Shopping Barra.
A obra retrata as histórias de Joana d’Arc – primeira mulher na história a liderar o exército francês, homenageada por Anitta no Carnaval de 2023 – e Maria Quitéria – primeira brasileira a lutar oficialmente no exército nacional em prol da independência do país – numa narrativa que explica as habilidades, as astúcias e os enfrentamentos dessas duas personagens, para subverter os valores da época a favor delas.
Leia mais:
Livro sobre Joana d’Arc e Maria Quitéria
Na obra “Revolucionárias”, Isabelle reconstrói a história das protagonistas, de uma forma nunca vista, ao evidenciar que Joana e Quitéria são mais do que imagens de mulheres que participaram de momentos decisivos da construção da ideia de nação em seus países. Elas tornaram as próprias lutas símbolos atemporais, romperam com um sistema secular e remexeram na ordem dos costumes. “Foram modernas, antes que a modernidade firmasse seus pés”, escreveu Anchieta.
Publicado pela Editora Planeta, o livro é divido em duas partes em que explora minunciosamente a vida de cada uma, analisando a infância, a criação e as motivações que as levaram a se tornarem figuras históricas marcantes, apesar dos empecilhos da época e do latente machismo na sociedade.
Isabelle Anchieta compartilha diariamente seus conhecimentos para compreender as difíceis (e ambíguas) relações humanas. É doutora em Sociologia pela USP, mestre em Comunicação Social e jornalista. Recebeu prêmio como socióloga brasileira pela Associação Internacional de Sociologia (ISA), com apoio da Unesco; prêmio Rumos Itaú Cultural e prêmio Abeu 2020, na categoria Ciências Sociais pela trilogia Imagens da Mulher no Ocidente Moderno.
Serviço: lançamento do livro “Revolucionárias”
Quando: Sábado (18);
Onde: Livraria Escariz, no Shopping Barra;
Quanto: gratuito.