Um grupo empresarial consiste em um conjunto de empresas, que são administradas por uma empresa em comum, chamada companhia matriz. Em Salvador, diversos grupos estão implantando novidades nos mais diversos setores, enquanto fazem expansões também em todo o país.
Para quem deseja ficar ciente das novidades ou até para os interessados em franquias, é possível acompanhar esses grupos nordestinos com novos projetos e ampliações
Leia mais:
Veja abaixo cinco grupos empresariais que chegam com novidades em Salvador
1. Grupo Óticas Brasil
Mais de sete cidades da Bahia contam com as 23 lojas do Grupo Óticas Brasil, que reúne as marcas Ótica Salvador, Tecnótica e Ótica Ernesto. Em constante expansão, o grupo, fundado pelo empresário Rafael Alonso, inclui diversos diferenciais para quem deseja enxergar melhor. Para além das lentes modernas e dos fornecedores mundiais, as lojas do grupo conversam com diferentes públicos, para atendimentos personalizados e especiais.
A Ótica Salvador, por exemplo, tem um atendimento divertido, com uma equipe técnica que foca na tecnologia mais atualizada em conjunto com as melhores peças. O foco principal é atender a um público que está iniciando no uso do óculos de grau, geralmente entre 35 a 45 anos. Hoje a empresa expande por meio de franquias e está em busca de talentos e empreendedores.
Já a A Tecnótica inclui uma abordagem mais sofisticada, com assessoria de imagem e análise de coloração pessoal, no intuito de atingir pessoas que procuram fortalecer a imagem pessoal utilizando de técnicas como facetelling e visagismo. Por fim, o grupo tem a Ernesto, que é uma empresa fundada em 1947 e foi conhecida por anos como a principal ótica da Bahia. Essa ótica é mais tradicional e tem como foco um público a partir de 50 anos.
O objetivo do grupo é finalizar 2024 com 30 lojas pela Bahia e também em três estados até o final do ano. Interessados em franquias podem acompanhar pelo Instagram e fazer contato: @grupooticasbrasil; @oticasalvador; @tecnoticabr; e @oticasernesto.
2. Grupo Atakarejo
O grupo Atakarejo, fundado por Teobaldo Costa, faz parte do rol de redes regionais que são a fortaleza do varejo. Em expansão pelo Nordeste, o grupo inaugurou nova loja em Vitória da Conquista e em mais locais baianos nos últimos meses.
Em Salvador, também segue em crescente, com nova loja, por exemplo, no bairro Sussuarana. A promessa do grupo é em ofertar produtos de qualidade, com itens que vão desde comida até produtos de farmácia, pelo menor preço do mercado.
Prometendo mais crescentes para 2024, as lojas estão criando sempre ofertas temáticas, como as de São João. Vale lembrar que o supermercado Atacadão Atakarejo já venceu o prêmio da CDL, de Lojistas do Ano, em 2018, na categoria Atacadista.
É possível acompanhar novidades pelo Instagram @oficialatakarejo.
3. Grupo Business Bahia
O Grupo Business Bahia, fundado em 2018 pelo empresário Carlos Falcão, tem uma proposta diferente dos demais apresentados nesta seleção. Trata-se da união de diversas marcas e até mesmo outro grupos empresariais. Formado por mais de 250 gestores e empreendedores dos mais diversos segmentos, o objetivo do projeto é o foco no desenvolvimento de novos negócios.
O principal foco é em criação de networking e novos negócios que podem surgir através de tais conexões, as quais são feitas em eventos e outras iniciativas do próprio Business Bahia.
No grupo, existem negócios de ramos variados, que vão desde Mercado Financeiro, Turismo, Agronegócios, Tecnologia, Comércio, Jurídico e Saúde, até ramos Publicitários, Imobiliários e de Engenharia, sempre com nomes de sucesso do mercado baiano.
É possível acompanhar os novos eventos e projetos internos do grupo pelo Instagram @business_bahia_oficial.
4. Grupo Evangelista
O Grupo Evangelista (GEVAN) é um conglomerado empresarial brasileiro do setor de transportes da Bahia, atuando nas áreas de fretamento, urbano e turismo. A marca Larco é uma das que faz parte, trabalhando na construção de novas bases de abastecimento.
Hoje, a empresa está presente também em Sergipe, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso e São Paulo. Com o crescimento da área de atuação, espera-se dobrar o volume de litros comercializados.
Além do crescimento dos postos de gasolina, o Grupo Evangelista, fundado por João Evangelista de Souza, assumiu, em 2024, linhas de ônibus rurais da Empresa Rosa, em Feira de Santana, e segue com novidades, que podem ser acompanhadas pelo Instagram @grupo_gevan.
5. Grupo Fragnani
A Incenor e a Tecnogres são as marcas baianas de cerâmicas e porcelanatos do Grupo Fragnani. Apesar do grupo não ter nascido exatamente no Nordeste, foi na Bahia que começou a criação de diversas das suas empresas e também novas fases de expansão.
Ambas as marcas do grupo foram certificadas com o Selo Verde. “Ao se tornarem detentoras do Selo Verde, a Incenor e a Tecnogres demonstram a preocupação com uma produção e gestão ambientalmente correta, economicamente viável e socialmente justa”, afirma Rick Fragnani, presidente do grupo.
Em 2024, o grupo está estudando a abertura de novas fábricas e seguirá com a expansão de tecnologias, como fez em 2022, com portfólio rico em mix de acabamentos e com formatos impermeáveis na Tecnogres Concept. Mais detalhes podem ser acessados neste site.