A 5ª edição do Festival de Quadrilhas Juninas de Potiraguá, cidade do sudoeste da Bahia, premiou participantes com R$ 35 mil reais. O evento aconteceu no Parque de Exposições e se consolidou como um dos maiores do interior do estado.
A competição promovida pela Associação Sócio Cultural da Cidade, reuniu 16 quadrilhas juninas de diversas cidades da Bahia nos dias 12 e 13 de julho, incluindo Itarantim, São João do Paraíso, Buerarema, Itagibá, Dário Meira, Barra do Estiva, Alcobaça, Poções, Caculé, Camaçari, Condeúba e Itambé.
Leia mais:
“O nosso festival é, além de uma importante competição para os grupos que participam, uma forma de celebrar a cultura nordestina e promover o turismo cultural para o município de Potiraguá”, explica Eudes dos Santos, presidente da comissão organizadora.
Critérios de julgamento e premiação das quadrilhas
As quadrilhas foram julgadas em diversos critérios como conjunto, coreografia, figurino, musicalidade e animação. A premiação de R$ 35 mil foi dividida entre as cinco melhores classificadas.
O grupo Junina Peri Peri de Planalto/BA levou o 1º lugar do pódio e recebeu 14 mil reais. A quadrilha Junina Balancê de Itambé/BA ficou no segundo lugar, com 9 mil reais. O 3º lugar ficou para a Mistura Junina da Terra de Caculé/BA, que levou 5 mil reais.
A Quadrilha Junina Raízes do Sertão de Poções/BA conquistou o 4º lugar e três mil reais. E por fim, a Quadrilha Junina Rastapé de Macuco de Buerarema/BA ficou no 5º lugar, recebendo o prêmio de 2 mil reais. O festival também premiou o melhor casal de noivos e rainha, ambos da Junina Balancê, e o marcador destaque, da Junina Peri Peri.
Além da competição, o evento teve shows de artistas locais, como Fabrício Alves, Rafalink, Trio Forrozin, Wanda, Jefinho Macedo, Ruben Macedo, Ronne Esteves e Sileones Jardim. No sábado, dia 13, foi promovida a Feijoada Cultural, um momento de interação entre agentes culturais, artistas da região e visitantes.