Estudante universitária Andressa Batista Santos, que já está na fase de estágio do Programa Mais Futuro e conclui este ano o curso de Filosofia na UNEB –
Quando se é jovem, os primeiros passos podem anunciar longa e bem-sucedida trajetória profissional, a depender do apoio, como oferecem os programas pautados em políticas públicas, visando ajudar na formação de estudantes e no acesso ao mercado de trabalho.
Reportagem dominical de A TARDE flagrou a alegria de quem consegue fazer o rito de passagem, da formação para a disputa de vagas de emprego, cumprindo especialmente esta missão os primeiros a conseguirem formar-se em nível superior em famílias excluídas por ancestralidade.
Entre as opções, está o “Mais Futuro”, desenvolvido pelo governo baiano como forma de estimular estudantes a manter o ritmo rumo aos “pódios” da vida, por meio dos quais se alcançam a felicidade e a plenitude da cidadania, ocupando espaços nas empresas e estágios.
Neste “abrigo”, concedido com recursos do erário estadual, o beneficiário recebe auxílio mensal e conquista a prioridade para acumular saberes em órgãos e secretarias estaduais, ajudando assim a retornar para os contribuintes parte dos valores investidos na nova trabalhadora ou trabalhador.
Trata-se de uma justa retribuição, pois a juventude tem assistência para deslocamento, material didático e alimentos, a fim de construir um ambiente pautado em equidade, ou seja, quem larga nesta corrida com menos impulso vai reduzir suas dificuldades em relação aos bem aquinhoados.
As estratégias de articulação partem da Secretaria de Relações Institucionais, em desafio incessante a fim de reduzir as desigualdades, alargando os horizontes para todas e todos.
As ideias recentes sinalizam a criação de observatório, centro de referência e uma plataforma digital dentro do portal ba.gov.br para fortalecer o valor transparência, reunindo informações dos fundamentos e critérios de projetos para consulta fácil e rápida pela internet.
O conceito de diversidade baliza todo o portfólio de opções, como os projetos “Jovem Senador”, “Líderes de Classe” e “Jovens Ouvidores”, estimulando a responsabilidade pelo futuro e o bem-estar geral.