O Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (Cerest) de Alagoinhas ficou com a segunda melhor pontuação entre os município de toda a Bahia em avaliação feita pelo Ministério da Saúde do segundo quadrimestre de 2024. A unidade obteve classificação satisfatória e alcançou 115 pontos, o que coloca o município em posição de destaque no Estado, com apenas um município com mais pontos. Com a avaliação, o Ministério da Saúde se propõe a mensurar a qualidade da unidade na perspectiva da integralidade do cuidado à saúde do trabalhador.
Com quase 15 anos de atuação em Alagoinhas, o Cerest faz parte do Sistema Único de Saúde (SUS) e conta com uma equipe multidisciplinar formada por médico, enfermeiro do trabalho, assistente social e fisioterapeuta para atender ao cidadãos em diversas necessidades, como a assistência especializada aos trabalhadores acometidos por doenças e/ou agravos relacionados ao trabalho; promoção, proteção, recuperação da saúde dos trabalhadores; e investigação das condições do ambiente de trabalho. De acordo com a Secretaria de Saúde de Alagoinhas, o Cerest de Alagoinhas abrange uma microrregião de 18 cidades, atuando com acolhimento, fiscalização, assistência, educação permanente, projetos, pesquisas e divulgação.
“A cada quadrimestre, o Ministério da Saúde faz essa qualificação, monitorando as ações de saúde do trabalhador. Alcançar a segunda maior pontuação na Bahia é um reflexo do trabalho de nossa equipe, juntamente com as referências técnicas em saúde do trabalhador da região”, reconhece Cristiane Correia, coordenadora do Cerest Alagoinhas.
Satisfeito com o resultado, o prefeito Joaquim Neto falou sobre as diversas conquistas e avanços da Saúde de Alagoinhas nos últimos anos, frutos de interesse da gestão, investimentos e muito trabalho de todos que atuam nessa área. “Esse reconhecimento tão importante, do Ministério da Saúde, reflete a dedicação da nossa equipe do Cerest em cumprir as metas propostas e os procedimentos determinados para preservar a saúde dos trabalhadores e das trabalhadoras de Alagoinhas e em prestar à nossa população o cuidado que ela merece”, afirmou o prefeito.
← voltar
Para queixas, sugestões e elogios, clique aqui.