- Em 12 de maio de 1940 foi fundado em Alagoinhas, Bahia, pela superiora Madre Maria de Jesus, o Colégio Santíssimo Sacramento sob a administração da Congregação das Missionárias do Santíssimo Sacramento e Maria Imaculada, tendo como primeira diretora Otília Marques de Carvalho.
A criação do colégio foi uma iniciativa do então prefeito Antonio Martins de Carvalho Junior que atendeu os pedidos de famílias tradicionais e da classe média que clamavam por um colégio religioso e voltado para a mocidade feminina.
Em 22 de maio de 1951 implantou o Curso Ginasial em função da autorização do Ministério de Educação e Cultura, MEC.
No início do ano de 1955, expandiu sua oferta educacional, implantando o Curso Pedagógico, autorizado em 27 de novembro de 1954, para jovens mulheres que sonhavam com a formação de professoras primárias.
Até o ano de 2000, quando o curso de magistério foi encerrado, foram formados 1.964 professores, dos quais 02 eram homens, que passaram a ser aceitos no colégio a partir de 1993.
Dentre as formadas, estão Iraci Gama, ex vereadora, ex vice-prefeita e atual secretária municipal de Cultura, Esporte e Turismo, Ires Muller, ex-secretária de Educação, e Jurilda Santana, ex-vereadora, além de outras figuras destacadas da cidade.
De 1975 a 2000 foram implantados os cursos de Técnico em Patologia Clínica e o de Química, para os que não optavam pelo Magistério, com a formação de 529 alunos e alunas.
Em agosto de 2000 ingressou no mundo do Ensino Superior com
o início das atividades da Faculdade Santíssimo Sacramento oferecendo os cursos de Administração com as habilitações em Gestão de Negócios, Análise de Sistemas e Comércio Exterior, Pedagogia com as habilitações em Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental e o curso de Turismo.
Até o ano de 1952, o CSSS teve suas instalações localizadas na Praça Rui Barbosa até a construção das atuais dependências na Rua Marechal Deodoro.
Belmiro Deusdete, radialista, jornalista e bancário.