A Prefeitura de Alagoinhas apresentou, na manhã deste sábado (19), os ônibus da nova empresa do transporte coletivo do município, a Avanço, contratada em caráter emergencial, por até 180 dias. A partir desta segunda-feira (21), a Avanço começa a operar nas linhas do lote 2, mas mediante uma parceria entre a prefeitura e a empresa, como forma de apresentação da nova frota aos usuários, neste sábado, os ônibus estão rodando de forma gratuita.
“ Com essa entrega, estamos cumprindo dois compromissos muito importantes. O primeiro é com a população, que estava sendo prejudicada pela falta de transporte, por conta de diversos problemas que tivemos com a empresa anterior, o que nos obrigou a extinguir o contrato, e o segundo é com os rodoviários. Ainda que seja aos poucos, estamos devolvendo empregos à essa classe tão importante para o desenvolvimento da nossa cidade”, declarou o prefeito Joaquim Neto.
Dos 11 veículos previstos no contrato emergencial, 2 são equipados com ar condicionado e todos possuem sistema completo de acessibilidade para pessoas com deficiência. Os ônibus já foram vistoriados e estão sendo preparados de forma gradativa para o Sistema de Bilhetagem Eletrônico.
“É o pontapé inicial para que a gente estabilize o transporte público de Alagoinhas. Podemos aplaudir de pé, porque o que está chegando aqui, cumpre todas as exigências que o sistema precisa para servir à população nesse momento”, frisou o presidente do Sindicato dos Rodoviários de Alagoinhas, Gilberto Martins, o “Gil Alagoinhas”.
“O nosso objetivo é trabalhar com excelência para contribuir no avanço no transporte público de Alagoinhas. E diante da relevância desta cidade, precisávamos trazer novas ideias, e uma delas foi a plotagem de um dos veículos em rosa perolado, para lembrar a população sobre a importância da prevenção ao câncer de mama”, afirmou um dos proprietários, Fabrício Figueiredo.
De acordo com a Superintendência de Transporte e Trânsito (SMTT), durante esse período de situação de emergência, uma nova licitação será realizada para definir a empresa que vai operar o lote nos próximos anos.
Linhas do lote 2:
- Cruzeiro do Montes/Schincariol/Rodoviária
- Cruzeiro dos Montes via Unirb
- Jardim Petrolar via Rua 21 de abril
- Jardim Petrolar via Rua Mário C. Pedreira
- UNEB/Modelo via Juracy Magalhães
- Jardim Imperial – Jardim Tropical/INOCOOP
- Centro/ Pça Kennedy/Rodoviária via Parque da Jaqueira
- Centro/Rua do Catu/ Urbis III
- Centro/Santa Terezinha/Fim de Linha
- Centro/ Santa Terezinha/Rodoviária
- Centro/ Santa Terezinha via São Crispim
- Centro/ Marechal Floriano via Santa Terezinha
- Centro/ Santa Terezinha/ Vale
- Campo Belo/ Alagoinhas IV/Cavada
- Centro/ Praça Kennedy/Posto Brasil
- Centro/Pirinel / Posto 5 Estrelas via Parque Vale do Sol
- Centro/ Avenida Silva /Posto Alagoinhas
(Fotos: Roberto Fonseca/SECOM)
Fonte: SECOM