A Prefeitura de Alagoinhas, por meio da Secretaria de Assistência Social (SEMAS), promove, durante toda a semana, atividades em alusão ao Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA + (Gays, Lésbicas, Bissexuais, Transexuais e Pessoas Intersexo), comemorado em 28 de junho. Nesta data, no ano de 1969, uma violenta abordagem policial a um grupo gay, em um bar dos Estados Unidos, motivou a mobilização de coletivos de luta contra a discriminação em todo o mundo.
A Coordenação da Diversidade Social, ligada à Diretoria de Direitos Humanos e Combate ao Racismo Estrutural da SEMAS, é a responsável pela ação. Nesta segunda-feira (28), uma atividade de conscientização, com colagem de adesivos em diversas praças da cidade, disseminou a mensagem do amor e do respeito ao público LGBTQIA +.
A ação repercutiu de forma negativa diante da comunidade LGBTQIA+. Reconhecendo a fragilidade da ação, pedimos desculpas a toda (o) s que foram atingidos. Nem de longe foi essa a nossa intenção, mas estamos abertos a aprender com o ocorrido e a refazer o percurso. O objetivo da nossa proposta foi a instalação dos adesivos em locais de acesso de toda a população, equipamentos públicos.
Não há link entre a ação e o corpo da comunidade LGBTQIA+ no sentido de desqualificá-los. O nosso compromisso é com a promoção da dignidade, dos direitos humanos e, sobretudo, do direito à vida de segmentos excluídos e/ou discriminados socialmente.
O espaço de diálogo entre a gestão e a população existe, como tem ocorrido até aqui, nas diversas vezes que mantivemos contato e nos reunimos, seja presencialmente ou via plataformas digitais. Estamos à disposição para acolher contribuições visando o aprimoramento e a construção de ações que atendam de fato as demandas do segmento.
Contribuições pautadas de modo respeitoso e com linguagem cordial e amistosa serão sempre bem-vindas. Não construiremos uma política tão preciosa que busca a dignidade para o público LGBTQIA+ por meio de comunicação violenta.
Ainda dispomos de material e estamos à disposição para instalarmos em locais e/ou instituições que estão conosco na promoção da dignidade e do direito à vida LGBTQIA+.
“Com a temática “Sua homofobia não me define”, busca-se despertar na sociedade a promoção da dignidade, do direito à vida e dos direitos humanos da população LGBTQIA+”, informou Liliane Rocha, coordenadora de Diversidade Social.
Fonte:SECOM