Com uma estrutura de ponta, foi inaugurada, na noite desta terça-feira (29), a Creche Municipal Alagoinhas IV. A entrega da unidade escolar, que irá atender crianças com a faixa etária de 1 ano e 7 meses a 5 anos de idade, faz parte da série de inaugurações realizadas pela Prefeitura de Alagoinhas na semana em que se comemora a sua emancipação política.
“Momento de muita emoção, satisfação e sentimento de dever cumprido”, disse o secretário da Educação Gustavo Carmo. “Poder comemorar o aniversário de Alagoinhas entregando obras é uma grande alegria pra gente. Essas ações nos dão aquela força para viver e enfrentar esse momento difícil de pandemia”.
A obra estava paralizada desde 2015, tendo sido retomada em 2018 pela gestão Joaquim Neto. Executada com o projeto padrão de Metodologia Inovadora, a área construída abarca salas de aula, solariums, berçário, brinquedoteca, sanitários infantil feminino e masculino, sanitário infantil PNE (Portadores de Necessidades Especiais), administração, almoxorifado, sala dos professores, sanitários adulto PNE feminino e masculino, cozinha, dispensa, lavanderia, posto de material de limpeza, copa de funcionários, vestiário feminino e masculino, entre outros.
O prefeito Joaquim Neto manifestou, em seu discurso, o contentamento de poder inaugurar a Creche Alagoinhas IV, “depois de uma temporada aguardando esse momento, nessa noite de São Pedro, estamos conseguindo entregar essa grande obra!”.
Foram investidos mais de 1 milhão e 400 reais, com recursos do FNDE e da Prefeitura de Alagoinhas, no equipamento público, que tem capacidade para atender 224 crianças. As aulas já estão ocorrendo de forma remota, pelo whatsapp. Além disso, os pais e responsáveis recebem atividades impressas de 15 em 15 dias.
O vice-prefeito e secretário de Serviços Públicos Roberto Torres ressaltou a importância da creche para a comunidade e o desenvolvimento de Alagoinhas. “As crianças são o futuro do Brasil. Está provado e comprovado que os países que mais avançaram foram aqueles que investiram em Educação. O prefeito Joaquim Neto tem feito isso maciçamente e os frutos serão colhidos no futuro”.
Além do prefeito, do vice-prefeito e do secretário de Educação, fizeram-se presentes à cerimônia de inauguração, a secretária de Assistência Social e primeira-dama Ludmilla Fiscina, o secretário de Comunicação Maurílio Fontes, além dos vereadores Anselmo Bal, Márcio da Cavada, Raimundo Gode, Ed da Saúde, demais autoridades, e a imprensa local.
Parceria da Creche Alagoinhas IV com a comunidade
Segundo a gestora da creche Sônia Barreto “a parceria entre a creche e a comunidade está um sucesso! Os pais muito empenhados e felizes com o trabalho de toda a equipe”.
As famílias têm rasgado elogios à organização das atividades escolares, a exemplo de Simone Cunha, moradora do Conjunto Campo Belo e mãe de Valentina Flôr, que tem 2 anos e 7 meses. “Estou achando maravilhoso! Todo dia tem tarefinhas, acompanhamento… minha menina fica apaixonada! Não me arrependo nem um minuto de ter trazido minha filha para cá”.
Outra mãe satisfeita é Elisângela Vasconcelos, moradora da 8 de Dezembro. Seu filho, Estevão Vasconcelos, é da turma do G5 e adora interagir com os coleguinhas pelo meio virtual. “Estamos tendo um apoio muito grande das professoras. Elas conversam bastante conosco e Estevão gosta de fazer vídeos”.
Atendendo aos anseios da comunidade, duas novas turmas serão abertas no dia 5 de julho, contemplando estudantes do G3 e G4.
Maratona de inaugurações
A maratona de entregas de obras da Educação, iniciada na segunda-feira (28), segue até o dia 1° de julho. “Estamos fazendo essa série de entregas, em tempo record, porque, em breve, nossa população estará completamente vacinada e iniciaremos as aulas presenciais na Rede Municipal de Ensino”, declarou o chefe do executivo.
Durante a reinauguração do Colégio Municipal Miguel Santos Fontes, em Boa União, na manhã desta terça-feira (29), o Prefeito Joaquim Neto autorizou a elaboração do projeto e execução de obras de reforma e ampliação na Escola Municipal Dom Avelar Brandão Vilela, pertencente ao mesmo distrito; obra solicitada há tempos pela gestão escolar e que beneficiará, aproximadamente, 200 estudantes moradores das comunidades locais.
Também serão beneficiadas por obras de requalificação, as escolas municipais localizadas na zona urbana: José Honorato (Miguel Velho), Álvaro Muller (Nova República) e Eraldo Tinoco de Melo (em Santa Terezinha), e ainda a José Anchieta, pertencente à zona rural, no Estevão.
Fotos: Divulgação SECOM
Fonte: SECOM