Com o intuito de promover o reconhecimento da prematuridade e desempenhar ações de conscientização e orientação, a I Jornada Multidisciplinar da Prematuridade aconteceu nos dias 25 e 26 de novembro, nas instalações da Faculdade Estácio, pelos profissionais de saúde da Maternidade Doutor João Carlos Medeiros Paolilo.
Com o tema “Separação zero: mantenha Pais e Prematuros juntos”, trouxe a capacitação para os profissionais envolvidos nos cuidados com os prematuros e suas famílias. “A nossa primeira jornada vem com o objetivo de capacitação dos profissionais da Maternidade e também a construção de um novo fluxo, onde o berçário é de baixo risco e passa a ser, depois da construção onde foi ampliada a quantidade de leitos e o fluxo de prematuros, o berçário de médio risco”, explica a diretora geral da Maternidade de Alagoinhas, Gilsiane Melo.
A jornada, realizada no mês de Sensibilização da Prematuridade Mundial, contou com uma programação diversificada e intensa para melhorar a qualidade dos serviços prestados pela unidade de saúde. A exemplo disto, houve uma palestra como a referência mundial em prematuridade, doutor Guilherme Santana, que hoje reside no Canadá. “Ele deu uma aula online falando dos nossos fluxos, explicando o que a gente precisa melhorar, as nossas construções”, afirmou a gestora.
Também houve palestras com os neonatologistas; capacitações em diversas áreas, principalmente sobre o transporte do recém-nascido. A diretora da unidade explicou que o assunto do transporte é muito importante, por conta da reforma que está sendo feita na Maternidade. “Com essa mudança da maternidade, a gente passa a ter o berçário mais próximo da mãe. A gente sai do berçário no térreo e vai para o primeiro andar visando esse afeto da mãe com RN”.
Ao decorrer dos meses os profissionais de saúde continuarão a estar recebendo capacitações no mesmo sentido.
Confira mais imagens:
Foto: Roberto Fonseca/ SECOM
Fonte : SECOM