admin 24 Fevereiro, 2022
Por Thiago Conceição
Em entrevista ao Bahia Econômica, o presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio do Estado (Sindilojas), Paulo Motta, afirma que a expectativa dos empresários e representantes do setorestá positiva para o ano de 2022, em especial no segundo semestre, com a possibilidade de queda dos números da pandemia.
“Para este ano, o Sindilojas tem uma posição de esperança, de otimismo. As vendas começam a caminhar de forma mais consistente, as lojas estão funcionando nos devidos horários. A gente não tem declaração de empresário ou representante do comércio que seja contrária. E esperamos que o ano seja mais positivo no segundo semestre, com a queda dos números da pandemia”, diz Motta.
Os casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) mantiveram tendência de queda na última análise da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulgada ontem. Em 22 das 27 unidades da Federação, incluindo a Bahia, a observação das últimas seis semanas indicou um cenário de redução da incidência. Os casos de SRAG funcionam como parâmetro de avaliação da pandemia porque a síndrome é um dos sintomas da Covid-19.
No âmbito da perspectiva, ainda para o Bahia Econômica, o presidente afirma que o comércio baiano pode crescer de 1 a 2% em 2022 (veja aqui). O comunicado recente do sindicato, divulgado no último dia 16, também reforça o funcionamento normal do comércio no período de Carnaval, de 25 deste mês até o dia 2 de março, o que vai contribuir para o desempenho do setor.
“Esperamos também a recuperação e normalização da capacidade de produção do setor, o que vai possibilitar a geração de empregos”, acrescenta Motta. A perspectiva do presidente do Sindilojas ocorre no momento em que a Federação do Comércio do Estado (Fecomércio-BA) prevê que as projeções econômicas para 2022 é de estagflação, como o Bahia Econômica deu em primeira-mão (veja aqui).
Foto: Reprodução
Fonte : Bahia Econômica