Começou, nesta segunda-feira, 16 de Maio, a Semana Municipal de Prevenção e Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A iniciativa, que amplia a Campanha Faça Bonito, conta com uma rica programação, até o dia 20, próxima sexta-feira.
“Não podemos nos calar diante desse grave problema que envergonha toda a sociedade, por isso, disseminar informações de qualidade e promover a reflexão é essencial para combater o abuso e a exploração de menores”, disse o prefeito Joaquim Neto.
Durante o programa matinal do radialista Ailton Borges, na Digital News FM, os técnicos da Secretaria Municipal de Assistência Social Edvan Souza, Coordenador do Sistema de Proteção aos Direitos da Criança e do Adolescente;Leidiany Rocha, Coordenadora de Proteção Social Especial; e Felipe Gabriel Araújo Silva, Coordenador do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) fizeram uma explanação da Semana e seus objetivos, conclamando a sociedade alagoinhense a participar dessa luta.
“Através desse canal de comunicação conseguimos atingir um número maior de pessoas, possibilitando o compartilhamento de informações e propagação em massa”, salientou o Secretário de Assistência Social Rui Costa.
Quem aguardava por atendimento, nesta manhã, na Secretaria de Saúde (SESAU) e na UPA de Santa Terezinha também pôde participar da Semana Municipal, por meio da Oficina de Proteção: Ensinando Proteção Contra a Violência Sexual na Infância e Adolescência e da Sala de Espera com o tema Prevenção e combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.
A Escola Estadual Magalhães Neto, o CETEP, o Colégio Miguel Santos Fontes e o Colégio Estadual Maria José Basto também acolherão atividades com o tema, na terça-feira (17). Nas unidades escolares, o Programa Saúde nas Escolas promoverá a Oficina “Tenho o DIREITO a dizer NÃO!”: protegendo Adolescentes do Abuso e Exploração Sexual.
Na quarta-feira (18), acontecerá o III Seminário de Prevenção e Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, na Câmara Municipal de Vereadores, com a presença de representantes da SEMAS do Poder Judiciário e do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente CMDCA). Já na quinta-feira (19) será a vez da Central de Abastecimento receber o Rolê de Prevenção e Proteção: Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Fechando com chave de ouro a programação da Semana Municipal de Prevenção e Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, as entidades da Rede de Proteção irão construir jardins em suas sedes, simbolizando a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro.
Fonte: SECOM