Valorização da memória cultural e das tradições nordestinas deram o tom da abertura oficial do São João de Alagoinhas 2022, no Festival Esperando o Trem, realizado no Mercado do Artesão. A programação aconteceu na sexta (17) e sábado (18), e trouxe mais de 20 horas de puro forró, reunindo mais de 1200 pessoas no espaço organizado com carinho, em cada detalhe, pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo (SECET).
Além de mais de 20 atrações, entre bandas e forrozeiros da terra, a festa também contou, em sua decoração, com a estrutura de um trem, isso porque o tema da festa no Mercado do Artesão preenche a lacuna do “Trem do Forró”, tradicional evento do nosso São João, que neste ano não aconteceu, por decisão da VLI.
“Tranquilidade e organização” foi o feedback de Victor Nogueira, de 23 anos, morador de Alagoinhas, no bairro Silva Jardim, e que foi pela primeira vez curtir e São João de Alagoinhas. “ O espaço não é tão amplo, mas a prefeitura fez de um jeito que ficou confortável e seguro para o público”, disse o estudante, que estava acompanhado da irmã, da namorada e amigos.
O ambiente familiar e de paz da festa também foi destacado por dona Dori Fonseca, que levou as três filhas, netos e a mãe para aproveitar o São João no festival Esperando o Trem . “Maravilhoso, adoramos essa alternativa aqui no Mercado no São João, é bem acolhedor “ disse a dona-de- casa.
Mas nem só de arrasta pé se faz uma festa de São João. O evento produz reflexos muito além da animação registrada: aquece a economia e cria emprego e renda no comércio e venda ambulante, como é o caso da vendedora de Acarajé, Adriana Silva Pires e da vendedora de espetinho, Mara Santos, que segundo contaram, estavam ansiosas com a retomada a festas de São João, na cidade, após dois anos suspensas, por conta da pandemia.
Programação
Após o sucesso de público e animação no Mercado de Artesão, o clima junino vai aquecer ainda mais o coração das famílias na noite deste domingo. Como o próprio nome do evento já diz, a partir das 14h, o “Esquenta São João” promete agitar o espaço estruturado na Avenida Joseph Vagner, com a apresentação do fenômeno nacional, Nattanzinho (18h), e as bandas Paroara (14h), Di Freitas (16h) e Robinho Show (20h).
Fotos: Fabrício Tavares e Joan Souza
CONFIRA MAIS MOMENTOS DA FESTA NO MERCADO DE ARTESÃO:
Fonte: SECOM