Por Mackson Viana
As comemorações do aniversário de 169 anos de emancipação política de Alagoinhas, município localizado no Território Litoral Norte e Agreste Baiano, contemplaram os alagoinhenses com o lançamento de um pacote de obras, lançado pela prefeitura da cidade e a realização de uma Festa Cívica, em 02 de julho(sábado), na Praça da Brasilinha, no bairro Dois de Julho.
Participaram do ato solene, autoridades políticas e militares que fizeram o hasteamento das bandeiras oficiais do Brasil, do Estado da Bahia e de Alagoinhas.
O comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar (BPM/ Alagoinhas), Tenente Cel PM Antônio Roque Ávila dos Anjos, destacou a importância da memória histórica do dia 02 de julho, data em que se comemora o aniversário de Alagoinhas. “Esse é um momento para que a comunidade se integre, festeje e reverencie toda a história e simbologia que representa a emancipação política da nossa cidade”, disse.
Tenente Cel PM Ávila destaca a importância da emancipação política da cidade
Em seguida, o prefeito Joaquim Neto (PSD), lançou um pacote de obras e melhorias estruturantes para diversos pontos da cidade. Entre as intervenções estão a pavimentação de ruas e avenidas, serviços de drenagem e saneamento básico.
A cerimônia do lançamento do pacote de ações municipais contou com a presença do prefeito Joaquim Neto, do vice-prefeito, Roberto Torres, da primeira-dama, Ludmilla Fiscina, do presidente da Câmara Municipal de Alagoinhas, Cleto da Banana, dos vereadores da cidade, dos secretários municipais, representantes das autarquias do município e da sociedade civil.
Prefeito Joaquim Neto assina ordens de serviço do pacote de obras – Foto: Roberto Fonseca
Ao todo, os investimentos são na ordem de em torno de R$ 10 milhões de reais. “Nós temos uma ordem de serviço. A maioria dos projetos serão executados com operações de crédito buscadas na Caixa Econômica Federal, através do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento – FINISA. Nós fizemos também as nossas economias. Temos uma usina de asfalto que gerou recursos próprios. Ainda temos recursos vindos de emendas parlamentares do governo federal e emendas municipais”, declarou o Joaquim Neto.
O prefeito anunciou que, além das obras do Dois de Julho, outros bairros também serão contemplados com melhorias de infraestrutura. “O Dois de Julho é o marco zero da ferrovia e do novo crescimento de Alagoinhas. Mas nós vamos expandir pelos bairros do Barreiro, do Mangalô, pelos Distritos de Boa União, Riacho da Guia e Estevão ”, confirmou.
O chefe do executivo ainda divulgou que terá obras na Avenida Paulo Afonso e na Travessa Murilo Cavalcante. “A obra será feita com recursos do governo do Estado e com emenda federal de R$ 6 milhões de reais do nosso partido, o PSD”, declarou.
O vice-prefeito, Roberto Torres também participou do lançamento e destacou a importância do pacote de obras para o desenvolvimento urbano da cidade. “Quero aproveitar para parabenizar a equipe do prefeito pelo trabalho, dedicação e esforço de todos para melhorar e colocar Alagoinhas no caminho certo. Alagoinhas cresce e não para de crescer. Com a gestão do prefeito Joaquim Neto damos graças a Deus porque a cidade melhorou bastante”, disse.
Na ocasião a primeira-dama de Alagoinhas, Ludmilla Fiscina falou sobre a valorização da Cultura para preservar viva a história da nossa cidade. “Para mim o 02 de julho é um momento histórico para nossa querida Alagoinhas. Hoje eu quero parabenizar o prefeito Joaquim Neto porque esse é um momento para que possamos estimular e incentivar mais a cultura da nossa cidade. Temos que lutar juntos para que a história esteja sempre viva em nossa memória. Os quadros e as maquetes que estão aqui na Exposição Histórico-Cultural, demonstram a força do prefeito e da nossa secretária de Cultura, Iraci Gama, para revitalizar a Estação da Ferroviária São Francisco, em Alagoinhas (BA) que contribuiu com o desenvolvimento do potencial econômico e cultural da cidade”, comentou Ludmilla.
Primeira-dama de Alagoinhas, Ludmilla Fiscina destaca o valor da Cultura.
Maquete da Estação Ferroviária São Francisco, em Alagoinhas (BA). Vista lateral da maquete da Estação Ferroviária São Francisco, em Alagoinhas (BA).
Infraestrutura e mobilidade
Na área de infraestrutura, o pacote de obras inclui a pavimentação do Riacho do Mel, de todas as ruas do Sobocó e da Vila Paraíso. Abrange, ainda, o calçamento da Avenida da Leste (ligando a Feira do Pau ao SENAI) e do 02 de Julho.
Na área de infraestrutura e mobilidade, o plano inclui a requalificação da Praça da Brasilinha, a construção do Ecoponto na Central de Abastecimento e a recuperação da Passarela da Baixa do Corte.
Ainda, nas proximidades do 02 de Julho, o pacote prevê investimentos na área de saneamento com a conclusão do Esgotamento Sanitário da Vila Paraíso.
Fazem parte dos serviços de infraestrutura, também, em Alagoinhas IV (em frente ao Bar do Teixeira), a drenagem da rua da creche, além da pavimentação e drenagem do Jambreiro de Cima.
As ações ainda comtemplam a pavimentação de 28 alamedas do Conjunto Alagoinhas IV e da Rua Goiânia e São Paulo.
“Desde do dia 1º de julho que lançamos um pacote de obras em 7 ruas diferentes, no bairro de Alagoinhas Velha. Mas hoje nós estamos aqui no 02 de julho para lançar um pacote de obras que começa nas imediações do Parque Diesel. Além disso, vamos pavimentar atrás do centro da cidade e com isso a nossa pretensão é que aumente grande espaços para o comércio de Alagoinhas”, revelou o prefeito.
Geração de emprego e renda
Na ocasião, o prefeito também comemorou o aumento da geração de emprego com um saldo de 2.500 empregos na cidade de Alagoinhas que superou grandes cidades do interior do Estado da Bahia como Feira de Santana e Vitória da Conquista. “O 02 de julho é o dia em que se comemora os 169 anos da nossa cidade. Alagoinhas com grandes desafios tem contribuído para gerar novos empregos para a população. Na semana retrasada recebemos a notícia que Alagoinhas foi a cidade do interior da Bahia que mais empregou pessoas com carteira assinada pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED). Para se ter um comparativo, Feira de Santana só teve um saldo de 500 empregos. Em relação a Alagoinhas foi 5 vezes menor no quantitativo. Isso torna a cidade um atrativo para os empreendedores e investidores”, declarou Joaquim Neto.
Joaquim ainda declarou a chegada de novas fábricas de bebidas que contribuirão com a geração de empregos diretos e renda para Alagoinhas. “No dia 18 de julho será dado o início da construção da fábrica de refrigerantes Dore. Com isso temos também a expectativa de que até o final desse ano ter a chegada da cervejaria Império para consolidar de uma vez o desenvolvimento da economia da nossa cidade”, disse o prefeito.